Sistema de Numeração Decimal- Unidade de Milhar

atividade 5 ano crescente e decrescente

Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 4º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a leitura, escrita e ordenação de números naturais até a ordem da unidade de milhar, como introdução ou revisão para o estudo de números maiores levando-os à compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal.

Essa atividade é composta de 3 questões, na primeira há cartas de baralho com números da ordem da unidade de milhar e é solicitado que os alunos organizem em ordem crescente, a segunda atividade os alunos deverão escrever por extenso os números da atividade anterior, sendo assim uma ótima maneira de trabalhar a ordem crescente de números e a escrita por extenso de números grandes. Além disso, a terceira atividade desafia os estudantes a pensarem criticamente e a aplicarem seus conhecimentos de numeração para encontrar os 10 maiores números possíveis com 4 algarismos.

Essa atividade pode ser usada como ponto de partida para uma série de outras atividades que podem ajudar a aprimorar ainda mais as habilidades matemáticas dos alunos do 5º ano. Algumas sugestões de atividades adicionais que você pode usar incluem:

1- Organizar cartas de baralho em ordem decrescente: Uma variação da atividade original pode ser a de organizar as cartas de baralho em ordem decrescente, permitindo que os alunos pratiquem a identificação de padrões de numeração decrescente e desenvolvam sua habilidade de classificação de números.
2- Jogo da memória de números por extenso: Crie um jogo de memória usando cartões com números escritos por extenso. Os alunos devem emparelhar o número escrito por extenso com o número escrito em dígitos.
3- Criar números usando cartões de algarismos: Crie cartões com algarismos de 0 a 9 e desafie os alunos a criar o maior número possível usando um número específico de algarismos.
4- Encontrar números faltantes em sequências numéricas: Crie sequências numéricas incompletas e desafie os alunos a identificar o número que falta para completar a sequência.
5- Encontrar padrões em sequências numéricas: Crie sequências numéricas complexas e desafie os alunos a identificar os padrões e prever os próximos números da sequência.

Ao implementar atividades como essas, os alunos do 5º ano podem aprimorar suas habilidades de classificação de números, identificação de padrões e escrita por extenso de números grandes. Isso pode ser útil não apenas em matemática, mas também em outras áreas de estudo que envolvam a análise de dados numéricos e a resolução de problemas matemáticos.



HABILIDADES:

EF05MA01- Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade